Repensar ● Recusar ● Reduzir ● Reparar ● Reintegrar ● Reciclar ● Reutilizar.

amazon

04/06/2022 08:10:16

Os Melhores Livros para Aprender Tudo Sobre a História do Café

Conheça a seleção de nossos editores dos 10 melhores livros sobre uma das bebidas prediletas de todo mundo, o Café.

Os Melhores Livros para Aprender Tudo Sobre a História do Café O café é uma bebida produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro. É servido tradicionalmente quente, mas também pode ser consumido gelado. O café é um estimulante, por possuir cafeína — geralmente 80 a 140 mg para cada 207 ml dependendo do método de preparação. Estudos têm mostrado que pessoas que bebem quatro xícaras de café por dia têm um menor risco de morrer de um ataque cardíaco. O café é originário das terras altas da Etiópia, em um local chamado Kaffa. Porém, a palavra café não é originária de Kaffa, e sim da palavra árabe qahwa, que significa vinho. Por esse motivo, o café era conhecido como vinho da Arábia quando chegou à Europa no Século XIV. Uma lenda conta que um pastor chamado Kaldi observou que seus carneiros ficavam saltitantes e conseguiam percorrer longas distâncias ao comer as folhas e frutos do cafeeiro. Ele experimentou os frutos e sentiu maior vivacidade. Um monge da região, informado sobre o fato, começou a utilizar uma infusão de frutos para resistir ao sono enquanto orava. Acredita-se que as tribos africanas, que conheciam o café desde a Antiguidade, moíam seus grãos e faziam uma pasta utilizada para alimentar os animais e aumentar as forças dos guerreiros. Seu cultivo se estendeu primeiro na Arábia, onde os manuscritos mais antigos mencionando a cultura do café datam de 575 no Iêmen. Até então, era comum o consumo da fruta in natura. O conhecimento dos efeitos do café disseminaram-se e no século XVI o café foi levado a península arábica, sendo torrado para se transformar em bebida pela primeira vez na Pérsia. Na Arábia, a infusão do café recebeu o nome de kahwah ou cahue. Enquanto na língua turco otomana era conhecido como kahve, cujo significado original também era vinho. A classificação Coffea arabica foi dada pelo naturalista Lineu. O café, no entanto, teve inimigos mesmo entre os árabes, que consideravam suas propriedades contrárias às leis do profeta Maomé. No entanto, logo o café venceu essas resistências e até os doutores muçulmanos aderiram à bebida para favorecer a digestão, alegrar o espírito e afastar o sono, segundo os escritores da época.

1

História do café

Este delicioso livro narra a trajetória de aventura e ousadia da mais saborosa e conhecida bebida negra em todo o mundo: o café. Desde sua descoberta, a Coffea arabica traçou novas rotas comerciais, criou espaços de sociabilidades até então inexistentes, estimulou movimentos revolucionários, inspirou a literatura e a música, desafiou monopólios consagrados e tornou-se o elixir do mundo moderno, consolidando as cafeterias como referência de convívio, debate e lazer. Com charme, elegância e bom humor, a historiadora Ana Luiza Martins conta a trajetória do café, das origens como planta exótica no Oriente à transformação em produto de consumo internacional. A autora analisa também como o café no Brasil transformou-se na semente que veio para ficar e marcar a nossa história. Mais do que uma atitude simpática de bom anfitrião, oferecer um café é proporcionar uma das mais prestigiosas formas de convívio social que nos é dado a conhecer. Um simples gole dessa bebida torna você, leitor, parte de uma imensa cadeia de produção, embalada em muita aventura e ousadia. Venha tomar uma xícara com a gente.

Saiba mais

História do café
2

Colonos do café

Este livro narra as experiências de homens e mulheres imigrantes que trabalharam na cafeicultura do Velho Oeste Paulista, do final do século xix às primeiras décadas do xx. Com base em ampla documentação de um caso exemplar, a obra colabora para uma maior compreensão do “colonato” – regime de trabalho considerado pelos cafeicultores da época como o mais adequado e eficiente no processo de produção do café –, mas, sobretudo, ilumina experiências humanas por muito tempo ignoradas ou mencionadas apenas de passagem pela História. Enfim, uma história representativa de milhares de famílias que atravessaram o oceano para chegar a terras brasileiras em busca de prosperidade, mudando para sempre o destino de São Paulo, mas também do Brasil como um todo.

Saiba mais

3

The World Atlas of Coffee: From beans to brewing - coffees explored, explained and enjoyed

This ultimate guide to coffee contains comprehensive details on the beans and brews of more than 35 countries.

Saiba mais

The World Atlas of Coffee: From beans to brewing - coffees explored, explained and enjoyed
4

Arquitetura do Café

Amplamente ilustrado com figuras, fotos e desenhos de valor documental, Arquitetura do Café traz um minucioso levantamento histórico da implantação das fazendas de café na região de Campinas, abordando sua arquitetura e construção. O autor aponta que a capacidade industrial instalada nessas fazendas levou à criação de grandes empresas rurais, estabelecendo as ligações existentes entre a evolução arquitetônica das propriedades e as questões pertinentes à história da técnica e da tecnologia. O livro recebeu o prêmio Jabuti 2005 na categoria Arquitetura e Urbanismo.

Saiba mais

Arquitetura do Café
5

Dicionário gastronômico - café com suas receitas

Cercado de lendas antigas e folclóricas que dão conta de sua história, a verdade é que desde o seu surgimento o café é uma bebida apaixonante. Capaz de despertar sabores, estimular sensações, embalar sonhos e ideias de seus inveterados admiradores, é um elixir poderoso a frequentar corações e mentes de boa parte da humanidade. Informações curiosas, detalhes técnicos de qualidade e produção dos grãos, além de elaborada pesquisa histórica, tornam o Dicionário gastronômico – café com suas receitas, de Giuliana Bastos, uma obra saborosa. E para enriquecer ainda mais o livro, ele está recheado de belas fotos e ilustrações e acompanhado de variadas receitas para os paladares mais apurados. É só degustar!

Saiba mais

Dicionário gastronômico - café com suas receitas
6

Sou barista

Editora Senac São Paulo e Editora Senac Nacional apresentam mais um volume da Série Sou, uma coleção criada especialmente para atender à demanda de formação de profissionais na área de prestação de serviços. Sou barista serve tanto àqueles já iniciados na profissão quanto aos que estão apenas começando e promete ser uma fonte rica de ensinamentos sobre a origem do café, sua expansão para o mercado, o surgimento da profissão do barista e as suas técnicas mais essenciais.

Saiba mais

Sou barista
7

Guia do Barista

"Neste livro você aprende tudo o que é necessário para fazer uma excelente redação. Como fazer uma introdução atraente? Como desenvolver as ideias? Como inserir argumentos de peso, com conectivos adequados que garantam coesão? Como fazer uma conclusão de impacto? Você aprende também a evitar os sete pecados capitais que podem tirar pontos preciosos. O livro oferece um resumão de gramática com foco na prova: o que é mais importante de regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, crase, ortografia, pontuação e uso dos pronomes. Contém exercícios práticos com um caderno de respostas e uma análise dos temas de vestibulares de 2018. Na parte final, traz exemplos de redações nota mil analisadas linha a linha. Um raio-X para entender o que esses alunos fizeram e que você pode fazer também. Como bônus, uma lista de livros, filmes e músicas que podem apoiar o seu estudo.- Treine com a folha da prova. - Dicas práticas- Exemplos de textos nota 1000- Análise dos temas de vestibulares 2018O livro conta com espaço para que o aluno responda às questões, interagindo com o material para que sua preparação seja ainda mais eficaz. Todo o projeto gráfico foi pensado para atender às necessidades e expectativas dos leitores dessa faixa etária. Por isso, é uma obra diferencial do nosso Editorial de Concursos. ".

Saiba mais

Guia do Barista
8

Dedique-se de coração: A história de como a Starbucks se tornou uma grande empresa de xícara em xícara

A história da Starbucks não é apenas um registro de crescimento e sucesso. Ela conta também como uma empresa pode ser construída de maneira diferente. Em Dedique-se de coração percebemos que uma empresa pode, sim, funcionar com o coração, nutrir a alma e ainda dar lucros. Neste livro, vemos que é possível, a longo prazo, oferecer valor aos seus acionistas sem sacrificar a crença central de que se deve tratar os funcionários com respeito e dignidade, tanto porque a Starbucks tem uma equipe de líderes que acreditam que isso é o certo quanto porque essa é a melhor forma de se fazer negócios. É difícil imaginar qualquer café que seja mais agradável do que esta narrativa. ― PUBLISHERS WEEKLY ― Para empreendedores, gerentes e admiradores da Starbucks: Dedique-se de coração é a história definitiva de como uma empresa de ponta construiu sua reputação no varejo mundialmente, conduzindo tudo com o coração. ― BUSINESS TIMES ― Ao nos presentear com a história detalhada de como a Starbucks compreendeu a mente de seus clientes, Schultz nos revela um autêntico truísmo norte-americano: se você for capaz de entender a imaginação de sua clientela, será um vencedor. ― USA TODAY ―

Saiba mais
Dedique-se de coração: A história de como a Starbucks se tornou uma grande empresa de xícara em xícara
9

Barões do café

Esse volume apresenta um panorama do prestígio e da decadência dos ricos cafeicultores escravistas do período imperial do Brasil (1822-1889), em geral proprietários de terras no Vale do Paraíba do Sul. Apoiada na análise de documentos, a autora traça os caminhos do café no Brasil e especificamente no Vale do Paraíba do Sul, descreve os primeiros cafeicultores do vale e os laços entre eles e o Império. Observa o cotidiano de um cafezal, de um lado, e os financiamentos para a lavoura, de outro. Também descreve as moradas dos barões e os conflitos familiares próprios de sua condição social. A autora ainda comenta a decadência dos barões escravistas, simbolizada no estado de abandono em que se encontram até hoje muitas das cidades desse vale, as quais, no período glorioso dos ricos cafeicultores, foram majestosas.

Saiba mais
Barões do café
10

Estratégias Para A Cafeicultura No Brasil

Hoje, o Brasil figura como o maior produtor mundial de café, com aproximadamente 37% da produção, seguido de Vietnã (produtor com predominância de café robusta). É também maior exportador, detendo 27% de participação no comércio internacional do grão. A cafeicultura está presente em mais de 10 estados brasileiros, cultivada em mais de 280 mil propriedades, onde cerca de 85% são referentes a pequenos produtores. O café gera mais de 8 milhões de empregos diretos e indiretos no Brasil, possui um mercado interno crescente, trouxe em 2013 mais US$ 5 bilhões em divisas para o país por meio da exportação de seus produtos e passa a ser mais respeitado a cada dia por sua qualidade e sustentabilidade. Ou seja, é uma cadeia produtiva de grande importância econômica, cultural, histórica e social, que trouxe um desenvolvimento para o nosso Brasil e que por isso merece toda a atenção de estudos que retratam sua importância. Os textos que integram este livro trazem uma visão sistêmica da cadeia, mostrando pontos desde a produção e aquisição de insumos até o comportamento do consumidor de cafés e suas preferências. Dividido em poucos capítulos, os autores buscaram, com uma leitura fácil e imparcial, demonstrar desde nossa cafeicultura em números, passando pelo processamento e torrefação do café, consumo mundial da bebida, oportunidades, ameaças, forças e fraquezas do setor e proposição de estratégias para a melhoria e desenvolvimento da cafeicultura no Brasil. Obra recomendada para agricultores, executivos, empresários, pesquisadores, estudantes e outros profissionais que lidam com o agronegócio, especialmente na área de cafeicultura. Leitura complementar para programas de MBA, treinamento e reciclagem profissionais, bem como para disciplinas de Agronegócios em cursos de graduação.

Saiba mais
Estratégias Para A Cafeicultura No Brasil

Posts relacionados


Posts mais recentes


Mais Pesquisadas


Confira também algumas das melhores reviews do nosso parceiro mReviews:
mReviews LogoREVIEWS

Mais lidas


Categorias


amazon

Repensar ● Recusar ● Reduzir ● Reparar ● Reintegrar ● Reciclar ● Reutilizar.