Vegetarianismo ou vegetarismo é um regime alimentar baseado no consumo de alimentos de origem vegetal. Define-se como a prática de não comer qualquer tipo de animal, com ou sem uso de laticínios e ovos. O vegetarianismo pode ser adotado por diferentes razões. Uma das principais é o respeito à vida dos animais. Tal motivação ética foi codificada em várias crenças religiosas juntamente com os direitos dos animais. Outras motivações estão relacionadas com a saúde, o meio ambiente, a estética e a economia. Existe uma grande variação de dietas vegetarianas em relação aos produtos que são ou não consumidos. A forma mais popular de vegetarianismo é o ovolactovegetarianismo, que exclui todos os tipos de carnes, mas inclui ovos, leite e laticínios. Há também o lactovegetarianismo, que exclui todos os tipos de carne e também o ovo, mas são consumidos leite e seus derivados. Outra forma de dieta vegetariana é o vegetarianismo estrito: neste, são excluídos todos os produtos de origem animal, como ovos, laticínios e mel. O vegetarianismo estrito é frequentemente confundido com o veganismo. Confira o nosso top 10!
Apresentando cem receitas vegetarianas criativas e completas, este livro celebra uma culinária simples, porém deliciosa, usando itens básicos da despensa, ingredientes acessíveis e técnicas fáceis de dominar. Vegetais, frutas, legumes, temperos, raízes e grãos se combinam em sopas e saladas, pratos principais, acompanhamentos e petiscos para as mais diversas horas. E o melhor: de forma acessível, sem pesar no bolso. Com receitas práticas que funcionam, Sarah Britton ensina refeições práticas que todo mundo pode preparar, em qualquer dia da semana. Sopa de ervilha com gengibre e limão; salada cítrica de beterraba crua e quinoa; risoto de forno de abóbora e sálvia; babaganuche de berinjela defumada; biscoitos picantes de cenoura e cominho; sorvete magnífico de banana e amêndoas; e muito mais ― incluindo opções veganas e sem glúten. Especialista em nutrição holística, Sarah Britton nos mostra que comida de qualidade não precisa ser cara nem complicada e pode estar presente em nossa mesa todos os dias.
Com receitas práticas, preparadas com ingredientes acessíveis, este livro traz 60 receitas criadas pelos mais renomados chefs, cozinheiros e influencers da culinária vegana e vegetariana, para mostrar que é possível se alimentar com menos carne, mais vegetais e muito sabor no dia a dia. Além disso, traz uma explicação sobre as PANCs (plantas alimentícias não convencionais) e um texto médico bastante esclarecedor sobre os principais aspectos nutricionais, os mitos e as verdades da alimentação sem carne. Ser vegetariano deixou de ser moda para virar uma realidade cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. Nos centros urbanos, incluir mais vegetais na dieta se tornou sinônimo de saúde, bem-estar e variedade na alimentação, uma atitude inspirada nas melhores práticas do campo, onde se aproveita o máximo de frutas, legumes e verduras de acordo com a safra, quando estão mais saborosos e nutritivos. Em uma colaboração inédita, as editoras Alaúde e Senac reúnem neste livro as melhores receitas vegetarianas do seu catálogo, uma homenagem de nossos autores aos quase 30 milhões de vegetarianos do Brasil e uma forma de incentivar quem quer diminuir o consumo de carne e inserir mais cor e sabor nas refeições do dia a dia.
Contrariando o mito de que comida saudável é sem graça, Bela Gil mostra que é possível se alimentar de forma equilibrada, privilegiando ingredientes naturais, sem perder o sabor. Bela cozinha – as receitas ensina a fazer 50 pratos deliciosos, alguns apresentados em seu programa no GNT e outros selecionados especialmente para esta edição. As receitas são divididas em categorias: sopas e mingaus; legumes e folhas verdes; petiscos; dia-a-dia; molhos e sobremesas. Independente das suas preferências, você encontrará algo para satisfazer seu apetite. Todas as receitas são acompanhadas por um comentário, no qual Bela detalha as propriedades dos ingredientes. Algumas são exclusivas para este livro, como bolinho de arroz integral, falafel e canja de galinha caipira. Além do preparo de cada prato, você descobrirá que a couve é rica em antoxidantes e ajuda na desintoxicação do organismo, que o feijão-fradinho é muito rico em ferro e cálcio e, assim, poderá incorporá-los a outras receitas, tornando sua dieta rica em nutrientes. Além das informações de rendimento e tempo médio de preparo, você encontrará ícones que sinalizam se a receita é vegana, vegetariana ou sem glúten. No entanto, Bela defende o equilíbrio, e não deixa de fora receitas com carnes e até mesmo frituras, como tempurá de legumes. “Acredito que todo tipo de comida feita em harmonia com a natureza tem seu valor e lugar na dieta. Critério, respeito e consciência são a chave para uma boa alimentação”, explica a autora. As sobremesas são um exemplo de que a vida pode ser doce sem açúcar refinado ou adoçantes. Faça bolos com farinha integral, musse de chocolate com melado de cana, cookies integrais. “Uma vez que a pessoa ganha consciência alimentar, pode fazer qualquer receita, porque sempre vai achar um jeito de adaptá-la à sua própria necessidade”. Mais do que um livro de receitas, Bela Cozinha convida à reflexão sobre nossos hábitos alimentares e traz dicas sobre como pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença.
Quer você seja estritamente vegetariano, esteja tentando consumir menos carne ou simplesmente esteja atraído pela cozinha vegetariana: este livro vai transformar sua maneira de pensar a gastronomia sem carne.
Anna Jones é uma talentosa cozinheira, que trabalhou por muitos anos com Jamie Oliver. O jeito moderno de comer é seu primeiro livro, em que apresenta uma abordagem extremamente atual da culinária vegetariana, com pratos substanciosos e saborosos, além de saudáveis e nutritivos. Suas receitas são descomplicadas e simples de preparar, perfeitas para o dia a dia corrido da vida contemporânea. Com mais de 200 receitas que exploram ao máximo o sabor de grãos, cereais, legumes, verduras e frutas e, ao mesmo tempo, não se baseiam em laticínios, carboidratos simples e glúten, este livro é perfeito para nosso novo jeito de comer.
Nutricionista esportiva internacionalmente reconhecida, Anita Bean explica neste livro que - ao contrário da crença popular - é possível ter sucesso no esporte, ou em qualquer atividade física, com uma dieta vegetariana. E mostra ainda quais alimentos consumir, como colocar a dieta vegetariana em prática e quais são as armadilhas mais comuns de tal dieta. Este livro reúne mais de 100 deliciosas e saudáveis receitas de café da manhã, pratos principais, sopas, saladas, sobremesas, lanches, vitaminas e shakes - todas elaboradas para atender as necessidades de atletas, pessoas ativas e até mesmo daquelas que tenham interesse em reduzir o consumo de carne. Repletas de ingredientes nutritivos e frescos, as receitas de Bean oferecem a combinação perfeita de nutrientes para o leitor obter alto desempenho, ganhar músculos de forma consistente e alcançar seus objetivos com o esporte sem comer carne. E o melhor: todas as receitas são incrivelmente fáceis de fazer, exigem habilidades mínimas de cozinha e têm um sabor incrível!
O que fazer quando uma criança diz que quer parar de comer carne? Ao ser surpreendida por sua filha de 10 anos com essa novidade, a chef norte-americana Laura Washburn encarou o desafio de aprender mais sobre a dieta vegetariana e elaborar pratos nutritivos e saborosos sem carne. O livro apresenta receitas apetitosas não só para os pequenos, mas para toda a família, com opções saudáveis para o café da manhã, lanches, sopas, pratos rápidos e pratos principais. Orienta também sobre princípios básicos de nutrição; indica como substituir proteínas de origem animal por equivalentes de origem vegetal; ensina como calcular o tamanho das porções para uma alimentação balanceada; e ressalta a importância de consumir, sempre que possível, produtos de origem orgânica. Vale a pena experimentar a Panqueca multigrãos, para o café da manhã; o Bolinho de grão- de - bico, para o lanche; a Sopa de pizza, para uma refeição leve; a Almôndega de castanhas, para um almoço substancioso; ou o Risoni cremoso ao forno, para um jantar em família. As deliciosas sugestões são um excelente incentivo para crianças e adultos diminuírem o consumo de carne no dia a dia e, de quebra, ganharem muitos benefícios para a saúde.
Em mais de 100 receitas veganas ou ovolactovegetarianas, os vegetais são as grandes estrelas desse livro e fazem bonito como prato principal ou acompanhamentos. O segredo da chef britânica Georgina Fuggle é usar a criatividade na combinação das hortaliças, dos temperos e das ervas em pratos nutritivos e variados que incentivam a diminuição do consumo de carne.
Totalmente ilustrada e pedagógica, a Enciclopédia da gastronomia vegetariana foi desenvolvida para todas as pessoas que buscam uma nova dimensão dos sabores proporcionados pela natureza. Esta publicação do Senac São Paulo apresenta: - Mais de 100 técnicas explicadas passo a passo. - Manuseio e preparo dos diferentes ingredientes. - Germinação de grãos. - Elaboração de leites, pastas e molhos vegetais. - Trabalho com o tofu. - Descritivo de frutas, legumes, verduras, algas, cogumelos e grãos, com as características de suas variedades e o melhor modo de utilizá-las. - Mais de 100 receitas, organizadas por famílias de ingredientes. - As clássicas: sopa de quinoa; tartare de algas; makis veganos e sopa de missô; lasanha; minestrone; sablés crocantes de gergelim... - As sofisticadas: risoto de cevada com cogumelo-de-paris; portobello burgers; chakchouka; pad thaï; tapioca de coco, framboesas e verbena; bolinhos de papoula... - Identificação, dentre as receitas apresentadas, daquelas que são vegetarianas estritas ou sem glúten. - Contribuição de chefs estrelados, que compartilham suas criações vegetarianas. Armand Arnal, Amandine Chaignot, Mauro Colagreco, Claire Heitzler, Pietro Leeman, Edouard Loubet, Thierry Marx, Christophe Moret, Emmanuel Renaut, David Toutain.
Por quase uma década, dezenas e dezenas de talentosos chefs mostraram suas receitas nas páginas da Revista dos Vegetarianos. Nesta obra, selecionamos as melhores receitas publicadas na revista e que fazem parte dos três primeiros volumes do livro Delícias para sua Festa Vegetariana que, aqui, ganhou um acabamento refinado com capa dura. Ao todo são 144 receitas entre doces e salgados, com opções para festas sofisticadas ou não. Você vai encontrar receitas que vão de um simples brigadeiro a um refinado caviar de quinoa e açaí. Além de conferir o modo de preparo superdetalhado, cada uma das 144 receitas foi registrada pelas lentes do talentoso fotógrafo Tomaz Vello. Fotos que são verdadeiras obras de arte e que irão aguçar seu paladar. Com este livro, suas próximas comemorações não serão mais as mesmas. Seus convidados, vegetarianos ou não, ficarão encantados com as delícias presentes nesta rica coleção de receitas. Observação: Este livro é uma coletânea, com acabamento em capa dura, dos livros Delícia para Sua Festa Vegetariana Volumes 1, 2 e 3.