Repensar ● Recusar ● Reduzir ● Reparar ● Reintegrar ● Reciclar ● Reutilizar.

amazon

08/06/2021 13:11:06

Top 10 Melhores Livros sobre Ecologia

Selecionamos os melhores livros sobre Ecologia com venda pela Internet pra comprar e receber em casa.

Top 10 Melhores Livros sobre Ecologia

A Ecologia é a especialidade da biologia que estuda o meio ambiente e os seres vivos que vivem nele, ou seja, é o estudo científico da distribuição e abundância dos seres vivos e das interações que determinam a sua distribuição. As interações podem ser entre seres vivos e/ou com o meio ambiente. A palavra "Ökologie" deriva da junção dos termos gregos "oikos", que significa casa, e "logos", que quer dizer "estudo". Foi criada pelo cientista alemão Ernest Haeckel, em 1866, para designar a ciência que estuda as relações entre seres vivos e meio ambiente. No percurso de pouco mais de um século a ecologia transformou-se de modesta disciplina ligada ao campo da biologia para uma variedade de subdisciplinas, que se articularam constantemente, até chegar à base da mais volumosa obra de epistemologia da complexidade, iniciada por Edgar Morin com "Le paradigme perdu: la nature humaine" (O paradigma perdido: a natureza humana), de 1973. Em 1977 este mesmo autor iniciou uma série de 6 volumes sobre epistemologia (La Méthode), concluindo o sexto volume em 2005. Trata-se de uma obra que articula ciências da natureza e ciências sociais humanas com a filosofia. Ciência ampla e complexa, a Ecologia preocupa-se com o entendimento do funcionamento de toda a natureza. Assim como vários outros campos de estudo da Biologia, ela não é uma ciência isolada. Para entendê-la, é necessário, por exemplo, conhecer um pouco de Evolução, Genética, Biologia Molecular, Fisiologia e Anatomia. Como matéria pode ser dividida em Autoecologia (é um dos dois grandes ramos em que Schot dividiu a ecologia), Demoecologia e Sinecologia. Entretanto, diversos ramos têm surgido utilizando diversas áreas do conhecimento: Biologia da Conservação, Ecologia da Restauração, Ecologia Numérica, Ecologia Quantitativa, Ecologia Teórica, Macroecologia, Ecofisiologia, Agroecologia, Ecologia da Paisagem. Ainda pode-se dividir a Ecologia em Ecologia Vegetal e Animal e ainda em Ecologia Terrestre e Aquática. Confira a nossa seleção dos top 10 melhores livros sobre ecologia.

1

Ecologia

A ecologia é uma ciência fascinante e desafiadora. Novas descobertas revelam fatores que afetam comunidades locais e conectam ecossistemas ao longo de extensas áreas geográficas. Nesta obra, a ecologia é apresentada aos leitores de maneira didática, por meio de recursos que facilitam o aprendizado, como conceitos-chave e estudos de caso – presentes em todos os capítulos. Destacam-se ainda um novo capítulo sobre ecologia comportamental, uma subárea crescente e empolgante, e os exercícios de análise de dados, a partir dos quais os alunos podem trabalhar com informações reais e aperfeiçoar suas habilidades em pesquisa.

Saiba mais

Ecologia
2

Ecologia: De Indivíduos a Ecossistemas

Este é considerado o livro-texto definitivo sobre todos os aspectos da ecologia. Esta nova edição continua a fornecer um tratamento completo do tema, desde os princípios ecológicos fundamentais até uma reflexão vívida sobre nossa compreensão da ecologia no século XXI.

Saiba mais

3

Fundamentos em Ecologia

Ao reunir o essencial dos princípios da ecologia utilizando uma linguagem acessível e instigante, esta obra mantém as características que a consolidaram, chegando à 3ª edição. Ela é, contudo, muito mais do que uma simples atualização: além de um conjunto de exemplos novos cuidadosamente escolhidos e o destaque para as bases da ecologia evolutiva, todos os capítulos foram revisados ou reescritos, especialmente aqueles sobre temas aplicados.

Saiba mais

Fundamentos em Ecologia
4

Ecologia Marinha

ECOLOGIA MARINHA apresenta um panorama sobre o tema através de diferentes abordagens sobre os organismos e os ecossistemas marinhos. Dentre os organismos microscópicos, incluindo os vírus, são explorados sua diversidade e importância, a origem e ecologia dos eucariontes, bem como as florações de microalgas nocivas. Para os organismos macroscópicos são apresentados aspectos ecológicos dos seres nectônicos, tais como peixes (incluindo recursos pesqueiros), invertebrados, mamíferos, aves e répteis. Os diversos ecossistemas marinhos, como as praias, estuários, lagunas, costões rochosos, manguezais, plataformas continentais, mar profundo, ilhas oceânicas e recifes são caracterizados através de suas variáveis físicas e biológicas. A biogeografia marinha e a biodiversidade de produtos naturais marinhos e suas atividades e expressões ecológicas também são assuntos tratados neste livro. A bioincrustação é caracterizada como fenômeno natural, mas também como geradora de efeitos adversos que necessitam ser minimizados. Tambémé abordada a problemática relacionada à poluição marinha e os diversos aspectos explorados no livro convergem como elementos essenciais às abordagens conservacionistas destacadas no último capítulo.

Saiba mais

Ecologia Marinha
5

Fundamentos de ecologia

Esta quinta edição de Fundamentos de Ecologia mantém a abordagem holística clássica da ciência ecológica encontrada nas versões anteriores do livro, porém com mais ênfase na abordagem de vários níveis baseada na teoria hierárquica e mais atenção na aplicação dos princípios ecológicos dos dilemas humanos, como crescimento da população, gerenciamento de recursos e contaminação ambiental. O livro utiliza diversos exemplos reais e por meio deles o aluno irá aprender como os princípios ecológicos podem ser aplicados no gerenciamento de recursos, biologia da conservação, toxicologia ecológica, saúde do ecossistema, ecologia da paisagem e ecologia da restauração.

Saiba mais

Fundamentos de ecologia
6

O livro da ecologia

O livro da ecologia – mais um volume da série best-seller As grandes ideias de todos os tempos Entender a importância da biodiversidade e da sustentabilidade é uma demanda urgente, em um mundo que se mostra cada vez mais hostil às intervenções humanas. Em O livro da ecologia é possível compreender desde as origens do nosso planeta e seus microrganismos, como chegamos ao estágio de evolução atual, e como a natureza nos obriga a lutar constantemente pela nossa sobrevivência e a nos adaptar e melhorar diante de cada novo desafio, seja ele um vírus ou as mudanças climáticas. Escrito em uma linguagem simples, O livro da ecologia desmistifica algumas crenças e traz à tona discussões importantes para o presente e o futuro, como: Qual o papel do DNA? Como as epidemias controlam as populações? Como preservar os ecossistemas ajuda também a nos preservar como espécie? Qual a real influência do fator humano no clima? Ricamente ilustrado, a obra traz infográficos que descomplicam teorias complexas e citações que facilitam a visualização e memorização das informações, além de imagens que complementam e entretêm para ajudar a compreender a ciência.

Saiba mais

O livro da ecologia
7

Ecologia: grito da terra, grito dos pobres: Dignidade e direitos da mãe terra

Ecologia: grito da Terra - grito dos pobres, agora republicado pela Editora Vozes e enriquecido com novos materiais, oferece uma visão ampla e crítica das várias correntes da ecologia - ambiental, mental, social e integral, discutindo seus pressupostos filosóficos, culturais e espirituais. A obra ganhou o prêmio Sergio Buarque de Holanda da Biblioteca Nacional como o melhor ensaio social do ano de 1994 e também o prêmio Nobel Alternativo da Paz pelo Parlamento sueco em 2001.

Saiba mais

Ecologia: grito da terra, grito dos pobres: Dignidade e direitos da mãe terra
8

Ecologia Numérica. Uma Introdução Á Análise Multivariada de Dados Ecológicos

Este livro coloca à disposição dos estudantes e dos profissionais das áreas de ciências ambientais e ecologia, as bases necessárias para iniciar-se na prática da análise de dados multivariados. Destinada a um público de principiantes, não familiarizados com os métodos de tratamento de dados em ecologia, esta obra realiza um compromisso entre uma excessiva simplificação e uma abordagem matemática completa. Ela começa com noções de álgebra linear, proporcionando as bases matemáticas mínimas necessárias para entender o mecanismo das técnicas apresentadas. O conceito de Dados Multivariados é explicitado. Alguns dos coeficientes mais utilizados para a elaboração da matriz de interrelações são apresentados. Dentre as técnicas de análises multivariadas, propriamente ditas, são descritos e exemplicados o método de regressão múltipla para a elaboração de modelos multilineares e as diversas análises de agrupamento e de ordenação (análises fatoriais). No final, é apresentada uma lista, não exaustiva, de programas de computador disponíveis no comércio, além de uma lista de principais manuais e referências bibliográficas que o leitor poderá consultar para aprofundar seu conhecimento.

Saiba mais
Ecologia Numérica. Uma Introdução Á Análise Multivariada de Dados Ecológicos
9

Ecologia Política: da Desconstrução do Capital à Territorialização da Vida

As concepções capitalistas de progresso com crescimento sem limites da economia conduziram o planeta a uma crise ambiental sem precedentes. A ecologia política visa desconstruir essa racionalidade insustentável e impulsionar ações sociais para a construção de um futuro sustentável, reorientando o desenvolvimento das forças produtivas, recriando as formas de sociabilidade e reconfigurando as relações de poder. Esse pensamento tem ressonâncias no campo da produção e do conhecimento, da política e das práticas educativas. O ambientalismo radical confronta o poder hegemônico unificador do mercado como destino inelutável da humanidade e valoriza a diversidade cultural, os saberes tradicionais e os direitos humanos, fundando um pensamento emancipatório e uma ética política para renovar o sentido da vida e defender a preservação da natureza. Enrique Leff é sociólogo, doutor em economia e professor da Faculdade de Ciências Políticas e Sociais da Universidade Nacional Autônoma do México (Unam). Suas pesquisas estão relacionadas à área de política ambiental, nos campos da filosofia e da epistemologia ambiental; da ecologia política e da economia ecológica; da educação e da formação ambiental.

Saiba mais
Ecologia Política: da Desconstrução do Capital à Territorialização da Vida
10

Sociologia Ambiental: Risco e Sustentabilidade na Modernidade

Sociologia ambiental aborda o encontro da sociologia com a questão ambiental moderna. Nele a proposta de uma sociologia ambiental é examinada a partir dos dilemas que cercam o debate sobre os conceitos de desenvolvimento sustentável, modernização ecológica e sociedade de risco. O conceito de desenvolvimento sustentável se tornou um discurso comum e persuasivo no debate político. No âmbito mais circunscrito das ciências sociais, modernização ecológica e sociedade de risco também passaram a disputar a possibilidade de lançar as bases das pesquisas socioambientais. Em Sociologia ambiental, esses conceitos são examinados e comparados. Ao realizar esse trabalho, o livro busca mostrar o quanto o projeto de uma "ecologização" da sociologia ainda se apresenta controverso. Ao mesmo tempo, procura oferecer uma interpretação diferenciada para algumas questões e disputas que o debate sobre essas abordagens apresenta.

Saiba mais
Sociologia Ambiental: Risco e Sustentabilidade na Modernidade

Posts relacionados


Posts mais recentes


Mais Pesquisadas


Confira também algumas das melhores reviews do nosso parceiro mReviews:
mReviews LogoREVIEWS

Mais lidas


Categorias


amazon

Repensar ● Recusar ● Reduzir ● Reparar ● Reintegrar ● Reciclar ● Reutilizar.